Montagem e Configuração de Computadores
Duração de Referência: 36 horas
1. Apresentação
Este módulo tem como objectivo dotar os alunos de conhecimentos/competências adequadas à montagem e configuração de computadores e seus periféricos, independentemente do sistema operativo utilizado.
Este módulo tem como objectivo dotar os alunos de conhecimentos/competências adequadas à montagem e configuração de computadores e seus periféricos, independentemente do sistema operativo utilizado.
2. Objectivos de Aprendizagem
No final deste módulo pretende-se que o aluno seja capaz de:
No final deste módulo pretende-se que o aluno seja capaz de:
• Reconhecer os diversos componentes de um computador;
• Montar computadores de diversas arquitecturas;
• Instalar e configurar periféricos;
• Instalar e configurar software.
3. Âmbito dos Conteúdos
1. Montagem e Configuração de Computadores
• Motherboards
• Processadores
• Placas de Vídeo
• Placas de Som
• Placas de Rede
• Memórias
• Controladoras
• CD-ROM / CD-RW
• DVD-ROM / DVD-RAM
• Instalação e configuração de software
2. Estudo de periféricos e suas características e configuração
• Impressoras / Plotters
• Scanners / Digitalizadores
• Teclados
• Ratos
• Equipamentos de Comunicação
PROJECTO DE HARDWARE
Objectivo
Desenvolver um trabalho de pesquisa, análise e organização de informações, relativas a um determinado componente de hardware.
Distribuição dos projectos
Será distribuído, a cada aluno, um componente de hardware, para que este seja o objecto de pesquisa e análise, para o desenvolvimento do seu projecto de hardware.
Os componentes serão atribuídos, por ordem de dificuldade, mediante a nota que o aluno obteve no último módulo. Sendo assim, o aluno com melhor classificação ficará com o componente mais complexo, a Motherboard. O segundo aluno com melhor classificação ficará com o segundo componente mais complexo, o Processador (CPU), e assim sucessivamente.
Turno 1
1º Motherboards = Bruno
2º Processadores = César
3º Placas Gráficas = João Cadete
4º Placas de Som / Colunas / Microfones = Carlos
5º Placas de Rede / Equipamentos de comunicação = Fábio
6º Memórias (RAM/ROM/FLASH/PROM/EPROM) = João Paulo
7º Monitores = Igor
8º Drives (CD/DVD/DISQUETES) = Hugo Silva
9º Discos Rígidos = Eduardo
10º Impressoras = João Marcelo
11º Scanners = Hugo Bento
12º Teclados e Ratos = Hélder
Turno 2
1º Motherboards = Pedro Freitas
2º Processadores = Rui Silva
3º Placas Gráficas = Nicholas
4º Placas de Som / Colunas / Microfones = Rui Araújo
5º Placas de Rede / Equipamentos de comunicação = Pedro Cardoso
6º Memórias (RAM/ROM/FLASH/PROM/EPROM) = Rafael Couto
7º Monitores = Rafael Silva
8º Drives (CD/DVD/DISQUETES) = Ricardo Silva
9º Discos Rígidos = Pedro Tavares
10º Impressoras / Scanners = Leonardo
11º Teclados e Ratos= Rúben
Avaliação
A avaliação deste projecto é reflectida, directamente, na avaliação final deste módulo.
Sendo assim, está dividida em três partes:
1ª Parte: 9 valores
Durante um determinado período de tempo, os alunos irão dispor das aulas para efectuar todo o trabalho, ou seja, pesquisa, análise e organização da informação. Deverão utilizar este período de tempo para:
- Recolher toda a informação necessária (textos, imagens, videos, audio, etc)
- Elaborar o relatório final
- Elaborar a apresentação final
No final de cada aula, deverão enviar ao professor, via mail (clsml.informatica@gmail.com) um relatório de aula, onde constarão as seguintes informações:
- Nome do aluno
- Turma
- Data
- Descrição do que esteve a fazer na aula
- Anexos: textos, imagens e links das páginas consultadas na internet
O aluno que, no final da aula, não cumprir com o envio do mail (o qual regista a data e hora de entrega), será penalizado em 1 valor.
2ª Parte: 6 valores
Desta segunda parte da avaliação faz parte o relatório final, que deverá ser entregue na data 17/02/2012.
Este relatório deverá obedecer às seguintes regras:
- INTRODUÇÃO
Apresenta uma série de regras básicas que servirão de guia para a realização do relatório final do trabalho de Projecto do Módulo II, da disciplina de Arquitectura de Computadores
- ESTRUTURA
A estrutura base para o trabalho é a seguinte:
- Capa
- Folha de rosto
- Índice
- Introdução
- Desenvolvimento
- Conclusão
- Bibliografia
- Anexos
Capa
Na capa deverá aparecer:
- o título do trabalho,
- o nome de quem o realizou,
- a turma.
Folha de rosto
Na folha de rosto deverá aparecer:
- o título do trabalho,
- o nome de quem o realizou,
- a turma,
- a disciplina,
- nome do Colégio,
- o Ano Lectivo
- o nome do professor.
Índice
Listagem dos conteúdos do trabalho. Os capítulos devem estar em numeração romana e os subcapítulos em numeração árabe.
Introdução
Na introdução deverão estar mencionadas:
- Contributo do tema para a formação do aluno e para a área de conhecimento em que o tema se insere;
- Em quantas partes se divide o trabalho e que conteúdos integram os diferentes capítulos;
- Porquê optou por determinado recurso em vez de outro.
Desenvolvimento
Esta secção poderá estar dividida em capítulos. Cada capítulo deverá começar numa nova página. Ex: Capítulo II – Década de sessenta.
Enriqueça o seu trabalho com imagens, gráficos, etc. No entanto utilize-os de uma forma funcional e que se enquadre com o texto em si.
Conclusão
A conclusão tem quatro funções:
- Apresentação das conclusões obtidas;
- Resumo sucinto do caminho percorrido;
- Apresentação das dificuldades que encontrou ao realizar o trabalho;
- Exposição de quaisquer sugestões críticas que se relacione com o tema.
Bibliografia e/ou Webgrafia
Nesta secção deve aparecer todas as fontes de informação que utilizou para a realização deste trabalho.
No caso de livros, a regra é a seguinte:
APELIDO DO AUTOR, Nome Próprio do autor; Título do Livro, Editora: Ano.
Ex: SILVESTRE, João; A história dos computadores, Porto Editora: 2002
No caso de sítios da Internet, vamos optar pela seguinte regra:
Autor. Título da página consultada. URL
Sapo. História da Internet. www.sapo.pt/internet
Anexos
Nos anexos devem incluir todos os relatórios de aula.
Formatações
Os tipos de letra aceites são: Arial ou Times New Roman.
Tamanhos de letra: no texto “normal” utilize o 12. Nos títulos e subtítulos o tamanho superior e a negrito.
Alinhamentos: os textos devem estar justificados. Deverá utilizar um avanço da primeira linha de 1 cm e espaçamento entre linhas de 1,5.
As margens devem estar configuradas da seguinte forma: Superior (2,5 cm), Inferior (2 cm), Lateral Esquerda (3 cm), Lateral Direita (2 cm).
No cabeçalho deve ser indicado o tema do projecto e no rodapé o nome do aluno e o número de página. A numeração inicia-se na folha de rosto. No entanto, aparece visualmente apenas na página do índice.
Outras considerações
- Redija o trabalho em português correcto!
- Procure utilizar predominantemente frases afirmativas, já que as negativas requerem um maior esforço para a sua compreensão.
- Construa frases curtas e concisas.
- A cada parágrafo faça corresponder apenas uma ideia.
- Evite as transcrições e as cópias. Ao ter acesso à bibliografia/webgrafia será fácil verificar os plágios.
- Poderá utilizar notas de rodapé quando necessário, como forma de complementar uma informação.
- Sempre que utilizar citações de outros autores coloque-as entre aspas e mencione sempre o autor da mesma. Ex: Segundo CASTELO BRANCO, «Não sei se não digo, não sei se não penso, não sei se não faço.»
- Coloque em itálico referências a títulos de livros ou de outras obras, palavras estrangeiras, etc.
- Quando terminar uma parte do trabalho ou um capítulo, insira uma quebra para que a secção ou capítulo seguinte se inicie na página seguinte.
3ª Parte: 5 valores
Desta terceira, e última, parte da avaliação faz parte a apresentação final.
Esta deverá ser composta por uma exposição dos conteúdos do trabalho de pesquisa efectuado e apresentado no relatório final.
Cada aluno dispõe entre 15 a 30 minutos para fazer a sua apresentação final. Caso não cumpra este tempo poderá ser penalizado.
O aluno deve usar, ao máximo, o uso de recursos multimédia, nomeadamente, apresentações gráficas, vídeos, imagens, esquemas, etc. Assim, cativará mais a audiência e enriquecerá em muito a sua apresentação.
Deve evitar, única e simplesmente, a exposição teórica.
Deve evitar, única e simplesmente, a exposição teórica.